Salve, Santa Rita!

A festa era de Santo Antônio, mas eu tenho certeza de que ele não ficou com ciúmes por termos ido visitar Santa Rita. Afinal, eles com certeza são amigos e batem altos papos lá no céu. Têm muito em comum: Santa Rita é conhecida como a Santa das causas impossíveis e é a Santo Antônio que as moças recorrem quando querem encontrar um bom marido (desculpem, rapazes, mas eu sou do tipo que “perde o amigo, mas não perde a piada”…).

Essa era uma viagem que estava programada desde o mês de maio, mas não tinha dado certo. Então, sexta-feira à noite Claudio me perguntou se queria ir a Cássia no dia seguinte. É claro que eu aceitei. Saímos de Roma mais ou menos às nove e meia da manhã e depois de 200km de estrada e uns quinze minutos presos num engarrafamento (é tradição!) chegamos à cidade de Santa Rita.

Fomos direto ao Santuário. Na Basília Superior está o corpo da Santa e na Basília Inferior o milagre eucarístico que aconteceu em Siena em 1330 e que eu não pude ver nem fotografar, porque quando entrei na Basílica estava começando o Ofício das Vésperas e seria uma falta de respeito ficar caminhando e fotografando… Ficou para a próxima viagem, se Deus quiser.

No final da tarde conseguimos entrar no Mosteiro, que está ao lado da Basílica Superior, no qual Santa Rita viveu. Ali vimos a videira milagrosa, as rosas de Santa Rita, sua aliança, sua coroa, sua primeira urna funerária e a cela onde viveu e morreu. Foi uma experiência maravilhosa.

Tirei algumas fotos. Veja abaixo.

Fachada da Basílica Superior dedicada a Santa Rita de Cássia

Fachada da Basílica Superior dedicada a Santa Rita de Cássia

 

Altar-mor da Basília de Santa Rita de Cássia

Altar-mor da Basílica de Santa Rita de Cássia

 

Parte central da cúpula da Basílica

Parte central da cúpula da Basílica

 

Capela onde está depositado o verdadeiro corpo de Santa Rita, à esquerda do altar principal

Visão geral da Capela onde está depositado o verdadeiro corpo de Santa Rita, à esquerda do altar principal

A seguir, uma foto da urna na qual está o corpo da Santa. Tirei a foto por um dos buracos da grade de ferro que protege a clausura monástica. É o mais próximo que se pode chegar do corpo de Santa Rita, exceto no período da Novena Solene, de 12 a 20 de maio, depois da Celebração Eucarística das 18h, quando os peregrinos podem saudar mais de perto o corpo da Santa das causas difíceis.

Urna onde está o corpo de Santa Rita

Urna onde está o corpo de Santa Rita

 

No próximo post, as fotos do mosteiro…

15 Respostas to “Salve, Santa Rita!”

  1. Vilma Pereira Says:

    Salve Nilva!!
    Maravilha!!`É uma riqueza!! Eu estou encantada!!
    Vc é um amor em compartilhar esse momento lindo de sua viagem!
    Que Santa Rita te abençoe!!

  2. nilva Says:

    Amém. Que abençoe a você também, Vilma. Pensei muito em vocês todos durante a visita. Quando é que você vem aqui pra gente fazer essas viagens juntas? Falta de convite não é…

  3. O Milagre Eucarístico de Siena « Ave, Palavra! Says:

    […] Milagre Eucarístico de Siena By nilva Quando contei nossa viagem a Cássia citei o Milagre Eucarístico de Siena, mas não o descrevi. Agora o […]

  4. raiane Says:

    Tudo muito liiiiindo!
    Adorei dinha, olhando assim da a sensação de que estou lá ao ver as fotos.
    Tudo muito encantador!
    Ta de parabéns dinha, pelos comentários.
    Que Santa Rita lhe proteja sempre!!

    • nilva Says:

      Oi, Ray! Obrigada pela visita e pelos elogios. Fico feliz que você tenha gostado de tudo. Você é um amor. Que Santa Rita lhe proteja sempre também.
      Beijos da dinha mais coruja do mundo,
      Nilva

  5. laiz cristina Says:

    As fts e toda a história retratada por vc, fizera-me peregrinar por aquele lugar Sagrado! Obrigada, amiga. Continue escrevendo e mostrando pra a gente as maravilhas desse mundo encantador. Que Santa Rita de Cássia, rogue por ti.

    • nilva Says:

      Oi, Laiz! Que bom que você pôde de alguma forma aproveitar o que mostrei. Fico feliz. Obrigada por suas visitas frequentes e sua participação. Que Santa Rita rogue por você também.
      Beijos,
      Nilva

  6. Anésia Farias da silva Zanella Says:

    Faz um tempão que não olho seu blog, hoje estavo procurando outra coisa e encontrei vc. realmente Cássia é muito bonito, sou previlegiada de tbém ter visitado esse lugar maravilhoso por duas vezes. E sou devota de Rita (Rita para os intimos) desde de 1989. Não sei se foi coicidencia ou foi ajuda de Rita, eu conheci Mário na missa de santa Rita, qdo sai da missa ele estava na porta da casa paroquial e foi fatal,
    estamos hoje casados e feliz. Viva Ritinha!

  7. Rita Says:

    Oração a Santa Rita
    Nos casos desesperados

    Ó poderosa Santa Rita, chamada de Santa dos impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliar na hora extrema, refúgio na dor, e salvação para os que se acham nos abismos do pecado e do desespero, com toda a confiança, no vosso celeste patrocínio, a vós recorro no difícil e imprevisto deste caso que dolorosamente me aflige o coração.
    Dizei-me , Santa Rita não quereis auxiliar e consolar?
    Afastarei o vosso olhar piedoso do meu pobre coração angustiado? Vós bem sabeis, vós bem conheceis o que seja o martírio do coração.
    Pelos sofrimentos atrozes que padecestes, pelas lágrimas amargosíssimas que santamente chorastes, vinde em meu auxílio. Falai, rogai, intercedei por mim que não ouso fazê-lo ao Coração de Deus, Pai de misericórdia e fonte de toda a consolação, e obtende-me a graça que desejo. (Mencione-se a graça desejada).
    Apresentada por vós, que sois tão cara ao Senhor, a minha prece será aceita e atendida certamente; valer-me-ei deste favor para melhorar minha vida e os meus hábitos, e para exaltar na terra e no céu as misericórdias divinas. Amém.

    Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória. (3x)

  8. Rita Says:

    Ó minha Santa Rita de cassia toca no coração de minha filha que anda mto endurecido,toca minha santa adoce esse coraçõzinho cheio de mágoas e rancores eu te peço vós que é a santa das causas dificeis.Amém

  9. Matheus Says:

    Santa Rita,grande santa das causas impossíveis,aqui em coremas-PB é realizada uma festa á esta que em sua vida foi filha,esposa,mãe,viúva,Amiga e serva de cristo.

  10. Cláudio Says:

    Olá.. entrei aqui por acaso… e recordei minha visita a Cássia.. e foi um sonho realizado, quando comecei a ler ser comentário de bordo, logo achei de um amigo falando da nossa ida a Cássia, pois me chamo Cláudio, muita coincidência… Tenho foto do milagre, até.

    • nilva Says:

      Oi, Cláudio, seja bem-vindo! Pois é, é uma coincidência mesmo, meu marido também se chama Claudio (sem acento, porque é italiano). Que bom que você tenha visto o milagre, eu ainda não consegui voltar lá para vê-lo.
      Abraços,
      Nilva

  11. DCR Says:

    ORAÇÃO MUITO PODEROSA
    Oração Poderosa ORAÇÃO PODEROSA POSSIBILIDADE INFINITA QUE NASCE DA FÉ. oração FAÇA UM PEDIDO ANTES DE LER Que hoje haja PAZ dentro de mim, que eu possa confiar no poder mais alto que é Deus, pois estou exatamente onde devo estar. Que seja feita a vontade de Deus!! Nosso Pai que eu não esqueça as possibilidades infinitas que nascem da FÉ, que eu possa usar estas bênçãos que são dadas, que eu possa me sentir satisfeita sabendo que sou filha de Deus, e, permita-me Senhor que sua presença se estabeleça em meus gestos de FÉ a minha alma a liberdade para cantar e dançar e se aqueçam na LUZ que está aqui para todos nós!!! Amém!!!! Envie este texto para sete altares de igreja, ou na internet para sete comunidades catolicas e veja o que acontecerá em 1(uma) hora

  12. MLNAN Says:

    Agradeço a Deus e a intercessão de Santa Rita.
    Fiz a novena varias vezes, e por fim a graça ainda não veio total, mas veio em parte, 19/04/2011 estava pedindo pela libertação de alguem que muito amo que deixasse os vicios e ele aceitou a fazer o tratamento, mas tenho pedido a libertação total a santa Rita e por nosso relacionamento tambem, creio que Deus não so ouviu, mas como esta providenciando tudo.
    Obrigada meu Deus..Obrigada Santa Rita de Cassia….Hoje recebi uma rosa muito cheirosa e branca, acredito que seja a confirmação das duas graças que peço todos os dias aos pés de sua imagem.
    Santa Rita interceda por nós. Amém

Deixe um comentário